top of page

O que é a Periodontia ?

O que é Periodontia?

A Periodontia é a especialidade da Odontologia que é responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso ao redor dos dentes).


Quais as principais doenças tratadas por um periodontista?

As principais doenças são gengivite e periodontite.

A Gengivite é a inflamação do tecido gengival, um dos primeiros sintomas de que ela está inflamada é a presença de inchaço, cor avermelhada e sangramento durante a escovação ou quando passar o fio dental. O ideal é realizar uma consulta para profilaxia (limpeza) e tratamento preventivo de 4 a 6 meses, dependendo do risco de cada paciente.


Pois quando não tratada a gengivite, ela se desenvolverá para uma periodontite e irá comprometer a estrutura de suporte dos dentes.

A Periodontite é a doença mais comum que envolve a gengiva e o osso ao redor do dente, caracteriza- se por sangramento , perda óssea , mobilidade e alteraçōes de posição dentárias.

A periodontite é a principal causa de perdas dentárias em adultos. A sua prevenção pode ser feita através da remoção de placa bacteriana através de limpezas periódicas, raspagem sub e supra gengival em consultório odontológico.


Quando passo o fio dental sangra, devo suspender esse procedimento?

De maneira nenhuma. Se você está passando o fio dental corretamente, o sangramento significa a presença de inflamação na região, portanto se faz necessário cuidado redobrado com a higienização desta região.


Qual a causa da doença periodontal?

A placa bacteriana aderida ao dente (ou seja a não remoção de maneira correta). E algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos e fatores genéticos.


Algum remédio é indicados para o tratamento periodontal?

O tratamento da doença periodontal não é e não pode ser realizado apenas com medicamentos. É necessário fazer a remoção mecânica da placa bacteriana aderida ao dente, e o cirurgião dentista irá avaliar a necessidade de prescrição de medicamentos junto com o tratamento clínico.



Como funciona o tratamento periodontal?

Primeiro é necessário o diagnóstico correto da doença para que seja feito o melhor tratamento para cada caso. É realizada no momento da consulta inicial um Periograma, um exame que deve ser realizado em todos os diagnósticos de doença periodontal.

Podendo ser solicitados exames radiográfico como suporte para este diagnóstico, lembrando que o diagnóstico da doença periodontal é um diagnóstico clínico, e não deve ser feito apenas através de radiografias.

O tratamento é a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Atualmente existem equipamentos e instrumentais modernos para um tratamento conservador, sem dor e com pós tranquilo e confortável para o paciente.


Com que freqüência é necessário retorno para a manutenção após o tratamento de Periodontia?

O retorno de cada paciente depende de cada caso. São as visitas para manutenção que irão assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar o progressão da doença e/ou sua recidiva. Podendo variar de 3 a 6 meses, com o primeiro retorno sempre em 45 dias.


Como prevenir as doenças periodontais?

Higienizando seus dentes de forma correta para a total remoção da placa bacteriana, utilizando o fio dental de maneira eficaz e com consultas periódicas ao dentista para profilaxia (limpeza profissional).


Existe relação entre Periodontia e doenças sistêmicas?

Sim, estudos mostram inter-relação entre doenças periodontais e problemas sistêmicos, como problemas respiratórios, osteoporose, parto prematuro e crianças com baixo peso, e dificuldade em controlar a glicemia em diabéticos.

Pessoas com doença periodontal ativa são duas vezes mais susceptíveis a sofrer de doenças cardíacas.


As Doenças Periodontais atingem 75% da população maior de 25 anos de idade.


Preste atenção a alguns sinais das Doenças Periodontais:

  • Sangramento na gengiva;

  • Mau hálito (halitose);

  • Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;

  • Gengivas ''soltas'';

  • Presença de pus;

  • Alteração no formato gengival;

  • Dentes moles.

Lembrando que na maioria dos casos a doença periodontal é assintomática, ou seja, o paciente não apresenta dor. Ela pode ser uma doença silenciosa, por isto é necessário consultas periódicas com o seu dentista.

Aqui no Instituto Dra Manu Cunha contamos com a Doutora especialista em Periodontia com artigos publicados na área e com pesquisas realizadas nos Estados Unidos. Contamos com as técnicas mais modernas de tratamento de periodontite e gengivite. Pensando sempre no bem estar dos nossos pacientes, utilizando técnicas conservadoras e com excelentes prognósticos.


Tire suas dúvidas com a nossa equipe e agende sua avaliação.

Converse também pelo WhatsApp.





16 views

Comments


bottom of page